TERCEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA NO BRASIL: Substitua o preço por Qualidade!

No Brasil, anualmente, são gastos cerca de R$ 192 bilhões, ou 11,7% do PIB nacional, com logística. Deste total, aproximadamente 63% são direcionados para pagamento de terceiros, ou seja, para os prestadores de serviços logísticos.

A cada dia que passa as empresas buscam cada vez mais se reestruturar para conduzir de forma mais eficiente e eficaz suas operações logísticas, e uma das alternativas, muitas vezes encontrada é a terceirização. Podemos afirmar que hoje, a terceirização das atividades logísticas no Brasil é uma realidade. Empresas dos mais variados segmentos, principalmente as indústrias optam por terceirizar suas atividades logísticas, entregando aos prestadores de serviços a responsabilidade por todas as atividades, que vão desde as operacionais até as mais estratégicas.

A terceirização das atividades logísticas é uma prática que ao longo dos anos esta em ascensão, e vem seguindo os passos do processo evolutivo da logística não somente no Brasil mais no mundo. Neste cenário esse movimento estimulou o desenvolvimento dos operadores logísticos em busca de maior profissionalização e melhorias de eficiência na operação e gestão, com objetivo de aumentar o nível de serviços oferecidos aos clientes.

Dentre as atividades dos prestadores de serviços logísticos, podemos citar as atividades potenciais de terceirização: o transporte de distribuição, transferência e suprimentos, cujo podemos considerar como atividade básica, esta com o maior índice de terceirização no país. As atividades intermediárias como a logística reversa, armazenagem, gerenciamento do transporte intermodal, cross-docking e auditoria de frete. E as complexas responsáveis por gerenciar toda a operação.

Esse perfil de terceirização do mercado brasileiro, ou seja, esta classificação, pode ser explicado devido ao receio de muitas empresas em entregar a gestão de suas operações logísticas a esses prestador de serviço, o mercado ainda não esta totalmente preparado, falta empresas expertise e adequadas para absorver a tarefas mais complexa “A gestão de toda operação”, hoje podemos afirmar que existe um  número  bastante reduzido de empresas que terceirizam toda a logística integrada, a utilização desta prestação de serviços é adquirida apenas de forma simplificada, ou seja utilizam somente a atividade básica de transporte.

No Brasil o gasto médio com custos logísticos nas empresas é de 9% do faturamento total. Os elevados custos da operação são considerados uns dos principais motivos para se terceirizar, sendo as empresa ao terceirizarem suas atividades, apostam numa grande oportunidade de redução dos mesmos. Outra prática adotada pelas empresas é de buscar parcerias com outras da mesma região, afim reduzir o custo com o operador terceirizado, ao agrupar suas cargas no mesmo veiculo, reduzindo assim o custo.

São vários os motivos que levam uma empresa à decisão de terceirizar parte ou totalmente suas operações logísticas. A princípio, a terceirização pode apresentar uma série de ganhos, como a redução de aquisição de bens ativos, o custo de mão de obra, a possibilidade de concentrar nas atividades chaves, o aumento da eficiência operacional e do nível de serviço, é a oportunidade que as empresas esperam em transformar em custo variável o que antes era custo fixo.

É importante lembrar que as empresas devem acompanhar a forma como são conduzidas as atividades desenvolvidas pelo prestador de serviço logístico contratado. Em geral após terceirizarem suas atividades, muitas empresas percebem que, mesmo com processos de seleção estruturados, nem sempre o prestador de serviço logístico selecionado executa o serviço da forma desejada, tendo que na maioria das vezes substituir o operador.

Vale ressaltar que nem sempre o fator preço deve ser considerado como fator de decisão na hora de contratar, o motivo principal que deve ser avaliado é a qualidade dos serviços prestados. Procure buscar referências de com outros clientes e busque a melhor opção do mercado. A qualidade nos processos logísticos é considerada fator de sucesso para os negócios. Significa que processos logísticos eficientes oferecem uma oportunidade de criar vantagens em relação à concorrência. Por esse motivo que as empresas precisam ficar atentas as desvantagens da terceirização que envolve a possibilidade da empresa perder o controle da operação, não acompanhar os avanços tecnológicos, correr o risco de piorar seu desempenho operacional ou mesmo abrir mão de habilidades essenciais para seu sucesso, além da perda da qualidade já que os serviços são executados por profissionais, muitas vezes com baixa qualificação.

Entretanto para se obter sucesso no processo de terceirização, o importante é saber realizar as escolhas certas, buscar sempre empresas que primam pela qualidade de seus funcionários e que realizam constantes treinamentos, no intuito de oferecer tranqüilidade total a seus clientes.

about author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *