SAIBA COMO REDUZIR SEUS CUSTOS NO VAREJO!

ELICASE – LOJA 9 GRUPO ELIZEU MARTINS 

O Grupo Elizeu Martins é um dos pioneiros no segmento atacadista/distribuidor e supermercados na região norte do estado do Piauí, Fundado pelo Sr Elizeu Raimundo em meados de 1980 como atacadista de mercadorias em geral, tornou-se um dos maiores nesse segmento, devido muito trabalho e dedicação e sua visão sempre a frente da realidade, onde o mesmo colocou-se como meta a construção de um supermercado no intuito de aumentar seu empreendimento, onde em 30 de Abril de 1997, iniciou as atividades do Elizeu Martins Supermercado. Hoje como uma carteira de cliente e fornecedores vasta o Grupo Elizeu Martins já está constituído de um centro de distribuição e oito lojas de varejos, almejando sempre o crescimento de seu empreendimento e da região onde se encontra.

Visando o crescimento junto com a organização do negócio o Grupo Elizeu Martins optou pela consultoria do PSC Log para fazer o planejamento diretor logístico, visão gestão estratégica de estoque e otimização logística de toda a cadeia de suplementos e a reestruturação dos processos de uma das suas lojas, para ser a loja padrão para as demais. Conforme estrutura do projeto disposta na Figura 1, abaixo.

 

image 1

Figura 1- Estrutura do Projeto Loja Piloto

Diretrizes do Projeto

No pré-projeto, realizou-se o planejamento das ações do projeto, com a definição dos objetivos, premissas e diretrizes do mesmo.

Na Fase 1, durante o Diagnóstico Logístico, realizou-se o diagnóstico e levantamento de Informações e da real realidade que se encontrava a Loja 9 do Grupo Elizeu Martins, onde a ABGroup solicita a base de dados de venda produtos e onde foram feitas a avaliação: dos Recursos Humanos (RH), Recursos Físicos (RF), Metodologia e Tecnologia da Informação (TI), conforme a metodologia de desenvolvimento de projetos apresentada na Figura 2, a seguir.

imagem 2

Figura 2 – Metodologia de Desenvolvimento de projetos da PSC Log

 

Resultados:

Na fase 1, Foi realizada a validação da Base de Dado repassada pelo cliente e posteriormente as analises e cruzamento das informações e classificação dos produtos de acordo com seu giro, categoria e especificações, durante esta 1ª fases foram feitos os levantamentos dos processos da Loja 9 para otimização dos mesmos e melhora o nível de serviço.

Foram levantados os processos:

  • Transferência Loja;
  • Pedido Loja;
  • Recebimento Fiscal/Físico;
  • Armazenagem;
  • Reposição Gôndola;
  • Layout do Deposito;

Na fase 2, Foram sugerida todas as otimizações para melhoria do nível de serviço e operação da Loja 9. Nesta fase foi desenvolvido um novo layout para a retaguarda da loja visando o giro do produto, categoria e volume, facilitando os processos de recebimento, armazenagem e reabastecimento das gôndolas, onde suas modificações foram analisadas e validadas pelo cliente como mostra a figura 3 e 4.

imagem 3

 

Figura 3 – Layout otimizado da parte superior do depósito

imagem 4

 

Figura 4 – Layout otimizado da parte inferior do depósito

 

A área desmarcada em vermelho foi o ganho em espaço de armazenagem após a implantação do novo layout do depósito.

Foi sugerida também a criação do PCE – Loja 9, que tinha como objetivo maior a otimização do controle do estoque, por meio PCE onde o mesmo se subdividia em 3 novas funções: Pedido, Ruptura e Estoque. Onde todos foram treinados para desempenhar seus papeis visando à melhoria da loja, cada um tinha as seguintes ações:

Responsável do Pedido:

  • Planejamento de estoques com o setor de compras;
  • Maior criticidade nos pedidos para os produtos de alto giro, promoção, ponto extra e encarte;
  • Acompanhamento efetivo dos produtos trazidos por fornecedores;
  • Lançar corretamente as informações no sistema;
  • Verificar divergências junto ao departamento de Compras;
  • Criticar pedidos automáticos e manuais;
  • Validar pedidos com gerente de loja e encarregados de seção;
  • Monitorar a recepção dos pedidos;

Responsável Ruptura

  • Identificar cortes operacionais e comerciais existentes nos pedidos;
  • Comunicar ao Encarregado de Pedidos a falta de produtos;
  • Registrar na planilha de controle os corte e as rupturas;
  • Participar das reuniões diárias dos indicadores;
  • Gerar indicadores de desempenho.

o   Índice de faltas;

o   Índice de cortes;

o   Índice de excessos;

Responsável do Estoque

  • Controle de entradas e saídas;
  • Verificar embalagem da mercadoria no ato do recebimento;
  • Acompanhamento do fluxo físico dos produtos;
  • Monitoramento do desbalanceamento dos estoques (relatórios gerenciais);
  • Acompanhar e propor soluções às divergências de estoque físico X contábil;
  • Acompanhar giro dos produtos;
  • Fazer inventários e contagens cíclicas;

Todos eles deverão se reunir semanalmente com o PCE da Loja 9 para avaliação dos resultados e para as tomadas de decisões, já o responsável do PCE terá a missão de monitorar a rotinas dos responsáveis do pedido, ruptura e estoque, para que possa gera informações para uma boa tomada de decisão.

Na fase 2, foi sugerido também todos os processos logístico da loja para otimizar a operação, entre eles o mais importante foi passar o pedido manual para automático visando diminuir os erros de pedido (excesso, falta, cortes e rupturas), e consequentemente a diminuição de todos os tipos de avarias.

Como a metodologia de projeto do PSC Log e baseada em cima de quatro pilares não poderiam deixar de fazer um apanhado em cada um desses pilares, o RH, a TI, os recursos físicos e a metodologia utilizada nesta fase. Nos recursos humanos todos foram treinados e avaliados para que possam desempenhar suas novas funções sem nenhuma dificuldade, na TI trabalhamos na otimização do sistema para que o mesmo pudesse fazer o pedido automático, de acordo com o giro do produto e desprezando os dias sem venda, sendo assim dando mais acuracidade na hora do pedido, nos recursos físico foi solicitado à liberação de um espaço para criação da sala do PCE – Loja 9, onde na mesma continha computadores e terminas de consulta, para que todos os envolvidos com o planejamento e controle de estoque pudessem utiliza-la como apoio na sua operação, todas essas ações são baseadas na metodologia da PSC Log em paralelo com as melhores praticas de mercado.

Na fase 3, Foram feitos os acompanhamentos do PCE da loja 9, a loja piloto do Grupo Elizeu Martins onde todas as duvidas que surgia no desempenho das atividades teriam que ser solucionadas antes que prejudicasse o bom andamento da operação, em paralelo a o acompanhamento foram feitas varias reuniões com as pessoas chaves do negócio para que todos estivessem cientes dos acontecimentos e modificações que estavam ocorrendo na Loja 9, como mostra a Figura 5, 6 e 7.

imagem 5

Figura 5 – Reunião com PCE Loja 9

imagem 6

Figura 6 – Reunião com os repositores e promotores

 imagem 7

Figura 7 – Acompanhamento das atividades

 Na ultima fase do projeto da loja piloto foram mesurados os resultados obtidos com as mudanças, tivemos vários ganhos tangíveis entre eles: Diminuição de quase 70% nas avarias, diminuição na ruptura, pedidos automático com maior critério sem excesso e falta, e todos os produtos em excesso foram feitas promoções e transferido para o CD visando sempre diminuir a quantidade de produto na retaguarda da loja 9, isso sempre com uma pessoa apenas responsável para analisar o pedido da loja, mais o maior ganho foi na parte de organização da área de armazenagem na retaguarda da loja, onde foram feitas as maiores modificações como mostra a Figuras 8, 9, 10, a 11.

imagem 8

Figura 8 – Retaguarda de Loja antes do projeto

 imagem 9

Figura 9 – Retaguarda de Loja antes do projeto, repositor em cima da mercadoria

imagem 10

 

Figura 10 – Retaguarda de Loja após finalização da 1 parte

 imagem 11

Figura 11 – Retaguarda de Loja após finalização da 1 parte

Tivemos um ganho de 40% na área de armazenagem na retaguarda de loja, todos os ganhos tiveram pactos positivos e o cliente ficou satisfeito com a primeira parte do projeto, até porque todos os gerentes que já passaram pela loja não conseguiram fazer um trabalho deste porte, e se tentaram fazer não tiveram resultado satisfatório. Devemos frisar também que por trás de toda metodologia e conhecimento que a consultoria PSC Log  vem desenvolvendo aos longos dos seus 15 anos, tivemos uma equipe determinada a desempenhar todas as atividades inerentes do projeto sempre voltado para o sucesso do mesmo, e os ganhos conseguimos identificar no desenvolvimento deste case.  Figura 12, Equipe do Projeto.

imagem 12

Figura 12 – Equipe do Projeto Retaguarda da Loja 9

Depoimento

Leonardo – Gerente Logística

“O Trabalho feito pela PSC Log na loja 9, foi um trabalho excelente, onde eu ouvir muita gente dizendo que não iria da certo, mas o resultado é notório na loja  com a satisfação do cliente com a qualidade dos produtos na gondolas, os próprio colaboradores comentam que o dia a dia do trabalho ficou melhor com a organização organizado da retaguarda da loja, e que esse trabalho deve ser replicado urgente para todas as outras 7 lojas do Grupo Elizeu Martins, e que um trabalho dessa grandiosidade é preciso dedicação do cliente e da consultoria para o sucesso aconteça.

André Tavares

Consultor PSC Log – Agregando Valor

about author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *